quarta-feira, maio 7

Chocalhada 2008


Mocidade agora que ya stais a par de la tradiçon de la fiesta de Santa Bárbela an Dues Eigreijas ya pudeis ampeçar a juntar ls chocalhos que tengades por casa que más rujem, l gorro pra num chamuscar l pêlo i buntade de fiesta que isso num bai a quedar an falta... Para isso, este anho nal die 17 (Sábado), André bai-mos a fazer ua cena para que num mos faltem las fuorças a saltar las fogueiras . La cena bai-se a passar nal salão de fiestas i estais todos cunbidados a benir a comer ua buona chicha assada i a buer uns cacharros (d'auga pra quien quejir) por só 5 ouros, hai pra todos só teneis que dar l buosso nome nal Café de la associaçon ou eiqui miesmo nal blog (ou dues.eigreijas@gmail.com)... mas que seia cum tiempo que nal sábado ya tien que star todo cumbinado.
.
Aparecei i fazei parte de la tradiçon...

A festa de Stª Bárbara em Duas Igrejas


"No calor do mês de Maio, realiza-se bienalmente a festa em honra de Santa Bárbara. O povo chama-lhe também a "A Festa da Primavera" ou "A Festa das Flores". Segundo a tradição, na véspera da festa faz-se a chocalhada percorrendo as ruas da povoação. Nessa noite todas as famílias da aldeia fazem uma fogueira à porta, sendo queimadas plantas com forte poder aromático em contacto com as chamas. Os rapazes que se fazem acompanhar por chocalhos, juntamente com a gaita de foles, caixa e bombo, saltam essas fogueiras tendo como objectivo o afastamento dos "maus espíritos".
Houve uma tradição , que se esfumou na noite dos tempos, em que o peditório no dia seguinte à chocalhada era feito por rapazes e raparigas, indo estas vestidas de flores ( Dália, Rosa, Açucena e violeta). Os rapazes (4) vinham de traje domingueiro representando um deles o Rei e dois o Jardineiro que dirigiam os motes ao donos das casas. As flores dançavam uma dança a porta de cada casa acompanhadas pelos pauliteiros que dançava em redor de um alqueire de trigo para recolher a esmesmola da festa de Santa Bárbara. No final todos saltavam por cima do alqueire de trigo para o "desempenhar".
Após o peditório faz-se a missa com procissão em volta da aldeia onde todos os Santos acompanham Santa Bárbara. Depois do acto religioso havia um jantar seguido de um baile que não estava permitido fazer-se à noite por ordem eclesiástica, " vingando-se" o povo com outra Chocalhada à volta da povoação e que ainda hoje se mantém viva apesar das proibições." (texto retirado de attambur.com/Internet/pauliteirosmiranda.htm)